DPE-PB subscreve nota técnica contra retrocessos no apoio a presos com transtornos mentais

Publicado em 06/06/2020 às 13:43

O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) emitiu, nesta quinta-feira (4), nota técnica acerca da revogação de portarias pelo Ministério da Saúde que dispõem sobre o serviço criado no Sistema Único de Saúde (SUS) para acompanhar presos com transtornos mentais. A portaria foi assinada em 18 de maio, que é exatamente o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) subscreve o documento.
 
Conforme a nota técnica, a revogação viola os direitos humanos das pessoas com deficiência psicossocial, manicomializadas em hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico (HCTP) ou alas psiquiátricas de unidades penitenciárias comuns. Ao todo são 4109 pessoas na modalidade de internação e 250 na modalidade de tratamento ambulatorial.
 
No documento, o Colegiado defende que a sentença penal da pessoa com transtorno mental em conflito com a lei seja executada em consonância com a reforma psiquiátrica, que propõe um esvaziamento de manicômios, evitando, por exemplo, detenções ilegais de pessoas com transtornos mentais.
 
O Colegiado ressalta também a importância das equipes de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP), que são formadas por psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de saúde. As EAPs visam à saúde e a integração social dos custodiados.

 

Fonte: Anadep

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Versão do Sistema: 5.0 Data da Versão: 11/11/2022

Copyright © Defensoria Pública do Estado da Paraíba. Todos os direitos reservados. SUBIR

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.